Nova Friburgo


Histórico

 

A colonização do território pertencente aos Municípios de Nova Friburgo e Cantagalo data do reinado de D. João VI, que autorizou, em 1818, a vinda de 100 famílias suíças, oriundas do cantão de Friburgo, para criação de uma “colônia”.

Nomeado inspetor da povoação recém-formada, o Monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, instalou a sede da colônia, sob a denominação de Nova Friburgo, em vista da procedência dos colonizadores. As primeiras levas de colonos suíços chegaram, em número de 30 famílias, em fins de 1819 e começos de 1820, depois de serem construídos os edifícios imprescindíveis à vida da colônia.

A 3 de janeiro de 1820, considerando o progresso da colônia, baixou o governo alvará que concedia a Nova Friburgo predicamento de “Vila” e desmembrava suas terras da área de Cantagalo. A instalação da Vila verificou-se aos 17 de abril do mesmo ano, localizando-se a sede na povoação do Morro Queimado.

Em 1823, foi incumbido o major George Antônio Scheffer de contratar na Alemanha a vinda de novos imigrantes para o Brasil, destinados às colônias de Leopoldina e Frankenthal, fundadas na Bahia em 1816. Os colonos foram desviados, porém, desses destinos e, por motivos ignorados, encaminhados para Nova Friburgo, onde chegaram a 3 de maio de 1824.

Em 1831, terminou o sistema de administração especial da colônia, passando sua gestão à competência da Câmara da Vila. Mais tarde, com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios, acentuou-se o progresso da localidade, que a 8 de janeiro de 1890 era elevada à categoria de cidade.

A partir de então, tem sido incessante o progresso de Nova Friburgo, determinado pela implantação de indústrias e pela afluência de turistas atraídos pela beleza natural da zona montanhosa e salubridade do clima privilegiado.

 A cidade possui um clima agradável, característico do tipo tropical de altitude, a temperatura é amena no verão e fria no inverno, atraindo diversos visitantes que desejam um pouco mais de paz e tranquilidade. Alguns distritos do município de Friburgo, como Lumiar e São Pedro da Serra, têm paisagens naturais famosas. Nova Friburgo é reconhecida por movimentar diversas áreas como turismo, indústria de moda íntima, flores de corte, olericultura, caprino cultura e indústria (têxteis, vestuário, metalúrgicas, etc). A cidade possui a maior rede hoteleira do interior do estado do Rio de Janeiro

 

 

 

 

Nova Friburgo é considerada a “Capital nacional da Lingerie”, pois abriga fábricas dos mais variados portes. As peças podem ser encontradas em diversas lojas e shoppings espalhados pela cidade, com maior concentração  nos bairros de Olaria e na Ponte da Saudade, onde  o turismo em busca de compras fica mais concentrado.

A cidade conta com diversos eventos que anualmente movimentam a economia. Criada em 1992 e realizada no Nova Friburgo Country Clube, a Fevest é considerada a maior feira de moda íntima da América Latina, recebe compradores de todas as regiões brasileiras, aí incluídos os representantes das maiores redes de magazine e lojas de departamentos do Brasil e do exterior.

O Festival de Queijos e Vinhos é realizado anualmente no Nova Friburgo Country Clube, o Festival já é festa tradicional na região e atrai muitos turistas interessados em música, queijos e vinhos.

Festival da Cerveja (Friburgo Festival é um dos maiores festivais de cervejas do Brasil, com muitas danças típicas,  música e cerveja marcam este evento.

O Festival de Inverno é outra atração da cidade, que anualmente traz para a cidade diversas opções de entretenimento como Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos e clássicos, mostras de cinema, literatura e diversas atividades culturais.

 

O Festival de Inverno é outra atração da cidade, que anualmente traz para a cidade diversas opções de entretenimento como Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos e clássicos, mostras de cinema, literatura e diversas atividades culturais.

 

O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas. A rede hoteleira instalada é a segunda do estado, comportando muito bem todos os seus visitantes. Friburgo possui também atrações afastadas de centro, procuradas por praticantes de ecoturismo e esportes de aventura.

 

O município também é conhecido como a Capital Nacional da Moda íntima, por sua enorme produção (em torno de 600 milhões de reais), com grande variedade de modelos.

 

O Parque Cão Sentado é uma Unidade de conservação privatizada e tem como principal objetivo à preservação dos ecossistemas presentes na pequena área da “Mata Atlântica”, proporcionando aos seus visitantes, atividades de lazer e esportes.

 

 

 




Assine nossa newsletter

Parque Tecnológico Região Serrana
Todos os direitos reservados
Logo Allen Web