Áreas de conhecimento


Software

São mais de 40 empresas focadas na área de software na região serrana do Rio de Janeiro, algumas das principais áreas de conhecimento são:

  • Projetos de desenvolvimento de software com Tecnologia Rational e plataformas J2EE, XML e NET
  • Capacitação e mentoring Rational Unified Proccess e plataforma XML e NET
  • Fábrica de Software
  • Provas de conceito XML e NET
  • Desenvolvimento de projetos de rede com provas de conceito em plataforma wireless
  • Desenvolvimento de projetos nas seguintes linhas de pesquisa:- Computação Científica
    - Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos
    - Modelagem Computacional de Bio-sistemas e Bioinformática
    - Modelagem Computacional de Circulação e Transporte
    - Modelagem Computacional de Problemas de Equilíbrio e Otimização


Biotecnologia

A Biotecnologia está se consolidando como uma grande oportunidade para a região serrana, através de uma primeira iniciativa privada que vem complementar a já existente iniciativa pública do LNNC.

Veja abaixo detalhes:


 Excellion

A Excellion Serviços Biomédicos S.A. oferece produtos e serviços altamente qualificados na área de medicina regenerativa e terapia celular autóloga, sendo a primeira empresa de biotecnologia da América Latina a disponibilizar comercialmente produtos e serviços a Médicos, Veterinários, Indústrias e Planos de saúde.
Instalada no bairro Quitandinha, em Petrópolis, no  Estado do Rio de Janeiro em uma área de cerca de 500m², o centro de operações contou com um investimento de 4 milhões de reais e o apoio do Governo do Estado e Federal. Construída segundo rigorosas normas, está equipada com tecnologia de ponta seguindo padrões e resoluções de funcionamento internacionais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Excellion tem como objetivo promover pesquisa, consultorias e soluções, bem como a formulação de novos produtos nas áreas de Transplante de Medula Óssea, Banco de Tecidos, Terapia Celular Estética, Terapia Celular Cardíaca, Terapia Gênica, Terapia Celular em doenças Autoimunes e Biotecnologia veterinária.


Laboratório de Bioinformática

 

O Laboratório de Bioinformática (LABINFO) é um grupo de pesquisa interdisciplinar, envolvendo biólogos, cientistas da computação e matemáticos, com o intuito de desenvolver pesquisa nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional, por meio de metodologias computacionais e estatísticas aplicadas ao estudo de genomas, proteomas e sistemas biológicos.
Fazendo parte do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) a sua missão é consolidar esta área no país. Para isto tem recebido apoio do Programa de Biotecnologia e Recursos Genéticos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O LABINFO é o centro de Bioinformática de vários projetos genéticos e proteômicos e algumas das ferramentas e base de dados desenvolvidas pelo grupo podem ser acessadas através deste site.
O Laboratório tem também boa parte de sua atenção voltada para a formação de recursos humanos, para o que promove cursos (lato e stricto sensu) em bioinformática, em cooperação e/ou integração com várias instituições nacionais e internacionais.


Redes e Telecom


As iniciativas nesta área foram fomentadas desde o ano de 1999 e hoje resultaram na existência de pelo menos 5 empresas focadas em tecnologia de ponta na área de projetos e implementação de redes híbridas de comunicação de dados, voz e imagem.
As empresas existentes recrutam 80% de sua mão-de-obra nas universidades locais que oferecem cursos de Engenharia de Telecomunicações, elétrica e eletrônica, além de redes e softwares.
Tendo focado em tecnologias emergentes além de atenderem clientes no Brasil todo para prestação de serviços de rede municipais wireless, VOIP, redes de comunicação de dados, sobre infraestrutura de cabeamento elétrico, estas empresas já exportam produtos e soluções para países como EUA, França, Nigéria e Congo.

Algumas características  deste APL em formação:

  • Investimento privado
  • + de 180 funcionários ( analistas, engenheiros e programadores)
  • Pesquisas nas áreas de projetos e soluções para redes wireless, gerenciamento de conteúdo e monitoramento de imagens
  • 3 empresas de serviços em TELECOM ( WISP, VOIP, and PLC )
  • 1 empresa de desenvolvimento de software



Assine nossa newsletter

Parque Tecnológico Região Serrana
Todos os direitos reservados
Logo Allen Web