Incentivos aos empreendedores


Desburocratização

O programa municipal de desburocratização instituiu, através do Decreto 286 de 05 de fevereiro de 2003, a redução para até 48 horas o tempo para concessão de alvarás, além de eliminar 12 documentos exigidos anteriormente pelas Secretarias de Fazenda e Obras para a instalação de novas empresas.

Além do programa de Desburocratização, Petrópolis dispõe de um conjunto de entidades voltadas ao apoio às empresas sediadas não apenas no Município, mas também em outras cidades da Região Serrana, entre as quais podemos destacar:


CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis

A CDL presta diversos serviços ao setor de comércio, por meio da realização de pesquisas, divulgação de indicadores de desempenho do comércio petropolitano, realização de cursos, seminários, consultoria jurídica, ligue-cheque, bolsa de empregos e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Base Nacional).


SEBRAE / ADR – Agência de Desenvolvimento Regional

O SEBRAE desenvolve atividades variadas de apoio à criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas na região, desenvolvendo projetos de arranjos produtivos, associativismo, capacitação empresarial, reciclagem de resíduos, incubadora de empresas, empreendedorismo, agricultura orgânica, turismo e realiza cursos, seminários, workshops, feiras e eventos.


SENAC – Região Serrana

O SENAC tem participação ativa no desenvolvimento local, realizando cursos, seminários, workshops, treinamento “In Company”, além de assessoria a empresas, abrangendo as mais diversas áreas, especialmente aquelas relacionadas a turismo, hotelaria e gastronomia.


FIRJAN / Representação Regional

Com atuação em sete Municípios, (Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis e Comendador Levy Gasparian), a FIRJAN desenvolve inúmeras atividades de apoio ao setor industrial, proporcionando orientação aos investidores, difusão de novas tecnologias, capacitação gerencial e implantação de projetos sociais.
Recentemente inaugurado, o NADI – Núcleo de Apoio ao Design – disponibiliza aos empresários do setor de confecções serviços especializados em desenho de moda.


Fundação Dom Cintra

Instituída como Fundação de Apoio à Universidade Católica de Petrópolis, destaca-se na realização de projetos de consultoria nas áreas científica, tecnológica, cultural, pública e de gestão empresarial, desenvolvendo treinamentos empresariais, realização de pesquisas, alocação de pessoal técnico e promoção de eventos.


G.E.T. – Grupo de Empresas de Tecnologia de Petrópolis

Entidade sem fins lucrativos que reúne empresas que utilizam tecnologia através de soluções inovadoras em comércio eletrônico, educação, multimídia, software e internet. Desenvolve atividades de capacitação técnica, projetos de inclusão digital, responsabilidade social, introdução de novas tecnologias, além de se constituir no fórum para discussões de problemas comuns, como afeto às empresas de tecnologia da informação.




Assine nossa newsletter

Parque Tecnológico Região Serrana
Todos os direitos reservados
Logo Allen Web